
Manual Universal
Existe? Funciona?
Sim, pelo menos como regramento de boa convivência em sociedade é fundamental, pois o seu direito termina onde começa o do outro, então para uma série de lugares e agrupamento de pessoas é fundamental.
O controle promove previsibilidade, com base em combinados estabelecidos e na segurança de que algo que vc dedicou energia aconteça seja na execução de mais um item desta lista (infinita), seja no acalento que todos estamos de alguma forma compondo um território de direitos e obrigações. Ok, alguns mais do que outros.
Mas e quando a demanda volta
Talvez ela volte, e não uma ou duas vezes…
E volta (…) a demanda, por uma infinidade de motivos…
Talvez vc tenha calibrado mais repertório para a execução …
Talvez vc esteja cansado, triste ou furioso de ter que se ocupar novamente desta pauta e descambe para uma outra abordagem.
Talvez vc desista…
E aí, qual método caberia de forma universal?
Universal, aqui como a aplicação de um banco de dados, com devolutivas binárias, sem análise ou mapear de subjetividade.
A inteligência artificial é e será (no processo de aperfeiçoamento) uma importante ferramenta, mas não um fim em si mesmo.
Não há método capaz de detectar universalmente, somos múltiplos, temos vivências e trajetórias diferentes, por mais semelhança que vc ache que partilhe, a semelhança não gera plano de execução em larga escala e não entrega alta performance de execução e tratamento individual.
A subjetividade é algo do humano, que muitos desejam a homogeneização por diferentes motivos é algo posto, da estética ao tratamento de saúde, passando pela “paz e a boa convivência em comunidade”.
Reagimos e sentimos de formas diferentes, somos compostos por extratos distintos, temos Merhy falando sobre seres desejantes e suas múltiplas formas de existir, passando pelo rizoma (Deleuze e Guattari), que ilustrar as múltiplas conexões que se estabelecem de forma descentralizadas, no borramento (sem começo/fim determinado).
Sempre temos capacidade de interromper e transformar ciclos que nos arrebataram, os afetos e emoções
não nasce do conflito, mas da ausência de reações.
Um evento desafiador, não te define ou restringe, vc é muito maior que isso.
Para a psicanálise, o sujeito é atravessado pela linguagem, falar é uma forma de existir e por isso te oferece ferramentas para te auxiliar neste processo.
E aí, o q vc acha?
Janaina Collar Beccon


Deixe um comentário